TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE

Microrrede de Energia Elétrica Inteligente é inaugurada em Alcântara

Implantação dessa rede proporcionará uma redução de, aproximadamente, 40% no consumo mensal de energia do CLA
Publicada em: 25/06/2023 16:46
Imprimir
Fonte: Centro de Lançamento de Alcântara
Edição: Agência Força Aérea

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, inaugurou no dia 16 de junho a Microrrede de Energia Elétrica Inteligente. A implantação dessa rede proporcionará uma redução de aproximadamente 40% no consumo mensal de energia da organização. A cerimônia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini e do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebidos pelo Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. 

Participaram ainda do evento o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura e o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda, além de outros representantes das Forças Armadas, de empresas dos setores públicos e privados, fundações e associações, entre outros convidados.

A Microrrede de Energia Inteligente é um projeto pioneiro, desenvolvido por iniciativa da AEB, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Comando da Aeronáutica (COMAER) e do Grupo Equatorial Energia, tendo como parceiro tecnológico a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Na oportunidade, o Chefe do EMAER, Tenente-Brigadeiro Fiorentini ressaltou a importância do desenvolvimento de gestões que otimizam a utilização dos recursos naturais, por meio das parcerias institucionais públicas e privadas que viabilizam, não apenas a concretização dos projetos elaborados ao nível estratégico, como também a consecução dos objetivos em cada etapa, desde a concepção, passando pelas especificidades dos estudos técnicos que o empreendimento demande, até a implementação propriamente dita, o que requer um esforço conjunto e harmônico de cada um dos atores que compuseram este processo.

“Quando falamos em Força Aérea e em Programa Espacial Brasileiro, destacamos a inovação, exemplificada por este projeto que estamos inaugurando hoje, pois é uma novidade de estratégia ímpar e de grande relevância para o nosso país”, afirmou o Chefe do EMAER.

Durante as apresentações realizadas no Centro Técnico do CLA, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, destacou que iniciativas tecnológicas dessa magnitude contribuem significativamente para o aprimoramento do Programa Espacial Brasileiro como um todo, alinhado à promoção das boas práticas de sustentabilidade ambiental e utilização responsável dos recursos disponíveis, incentivando a otimização das operações de foguetes, economia significativa e aprimoramento de meios.

Os convidados conheceram as instalações da Microrrede e participaram do descerramento da placa de inauguração. Na ocasião, o Superintendente da Enova - subsidiária do Grupo Equatorial Energia, João Victor Mapurunga Caracas explicou, entre outros aspectos, que a Microrrede é composta por 2.832 painéis solares de 445 Wp, que gera energia solar e possui uma usina fotovoltaica de 1,25 MWp, capaz de produzir 1.823 MWh anualmente. Além disso, conta com um sistema de armazenamento de energia de íons-lítio, com potência instalada de 1 MW e capacidade de armazenamento de 1 MWh. Sua interconexão automática permite a utilização de quatro fontes de energia distintas.

“Nos tempos atuais, onde o desenvolvimento, a tecnologia e a inovação constituem os pilares gerenciais para a consecução de todo e qualquer projeto, dos grandes aos pequenos, dos simples aos de maior complexidade, é salutar que estejamos perfeitamente alinhados e na constante órbita das boas práticas ambientais e dos valores que norteiam a sustentabilidade, isto é, a utilização responsável e inteligente dos recursos naturais à nossa disposição. Afinal, energia inteligente é energia segura, limpa, sustentável e ambientalmente correta”, concluiu o Diretor do CLA, Coronel Benitez.

Fotos: CLA